Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012


HOSPITAL SANTO ANTÔNIO PEDE SOCORRO


Há dois anos que o Corpo Clínico do Hospital Santo Antônio, o Conselho Regional de Medicina de Roraima e o Sindicato dos Médicos de Roraima vêm alertando as autoridades das dificuldades pela qual passa aquele hospital, que é o único serviço de referência em pediatria do Estado e cidades fronteiriças como Santa Elena do  Uairen (Venezuela) e Lethem (Guiana). E mais. É onde temos a única UTI pediátrica do Estado. Nela são atendidos pobres e ricos , filhos de autoridades ou não. Pois bem... Nada foi feito. A gota d'água caiu e o copo transbordou. 
Desde a semana passada, o CRM-RR, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Médicos de Roraima e representantes do Corpo Clínico vêm assumindo uma tarefa árdua na tentativa de salvar o Hospital Santo Antônio. Já foram várias e exaustivas reuniões com o Secretario Municipal de Saúde (e sua equipe) e Ministério Público Estadual. Ontem participamos de mais uma rodada de negociações no MPE. Hoje estamos partindo para a Secretaria Estadual de Saúde e, ainda hoje, vamos ao Governo Estadual. 
A gestão municipal já lavou as mãos. Esperamos que o Governo Estadual assuma agora a sua parte, pois a assistência à saúde constitucionalmente deve ser compartilhada nas três esferas de poder. Caso a gestão estadual não assuma a sua parte (ou também lave as mãos), a partir de hoje, o Santo Antônio pode fechar as suas portas a qualquer momento. 
O Governo Federal se comprometeu a repassar para o município, como socorro financeiro, a quantia de 4,5 milhões que serão depositadas em três parcelas de 1,5 milhões; desse montante, somente 1/3 podem ser usados efetivamente no hospital. Enquanto , somente a folha de pagamento já ultrapassa os 2 milhões.
O curioso é que: enquanto corremos da sala para a cozinha, ou melhor, da Emergência para a Enfermaria; o que se vê é um silêncio  sepulcral por parte do Prefeito, Governo Estadual, Vereadores, Deputados e Senadores a respeito da "morte iminente do Santo Antônio".  

Dr. Wirlande da Luz
Presidente do CRM-RR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFORMAR NOME E E-MAIL